terça-feira, 8 de junho de 2010

Londres - Diversidade

Li esta matéria hoje, através de um anuncio na página da Uol e achei interessante divulgar.
O Brasil é um país laico, com liberdade de expressão, mas ainda estamos um pouco distante de aprender a respeitar a opinião dos outros e infelizmente ainda temos a intolerância religiosa. Tenhamos fé em Deus que chegaremos no dia em que seremos iguais a Londres.


Londres - Diversidade

Hoje, quando sai do trem, encontrei uma mulher que carregava um pênis flutuante. Isto mesmo, era um balão de gás, destes de aniversário, todo brilhante em cores rosa e prateado, no formato de um pênis ereto com bolas e tudo. E tem mais... o pênis estava sorrindo. E a mulher também. Este encontro inesperado (e um pouco constrangedor) ilustra bem o que é Londres, um lugar onde todos os tipos, tribos e tendências se encontram, sem que ninguém se incomode uns com os outros. A regra áurea nas ruas londrinas é: Mind your own business (Cuide da sua própria vida).

Tem sido assim há muito tempo e talvez por isto, todos os habitantes do mundo se sintam muito a vontade por aqui. Por ser uma cidade cosmopolita e eclética, Londres recebe de braços abertos pessoas vindas de vários cantos do planeta que trazem consigo seus costumes e crenças, alguns deles difíceis de serem vistos no Brasil. Mulheres usando burca preta, somente de olhinhos de fora, vocês vê as dezenas. Indianos com turbantes ou senhores muçulmanos de longas barbas, as centenas. Africanos com suas roupas típicas e mulheres com grandes turbantes coloridos são comuns aos domingos, enquanto góticos, punks, darks, emos estão representadas todos os dias em todos os lugares, especialmente nas feiras livres.

É lógico que não faltam seres exóticos que caminham bem à vontade pelas ruas. Seres mega-coloridos, descombinantes, ultramodernos, enfim uma fauna alternativa que dificilmente se reuniria em outra parte do mundo. Nos trens, nos ônibus ou no metrô, você encontra gente vestida das formas mais diferentes possíveis. Sexta e sábado são os dias mais incríveis, pois muitos vão a festas a fantasia usando o transporte público. Não é difícil cruzar com um Mickey Mouse ou o conde Drácula lendo jornal ou escutando seu Ipod no metro.

As instituições do governo, apesar do conservadorismo inglês, também estão abertas para empregar as pessoas respeitando o jeito de cada um. Outro dia encontrei um punk na estação de South Kensington. Ele usava um penteado colorido estilo moicano e algumas dezenas de piercings no rosto. O diferente é que ele vestia um uniforme do Cia do Metro e ajudava os passageiros a passarem pela catraca eletrônica. Aqui é muito difícil perder uma vaga de emprego por sua aparência pessoal. O que conta mais é sua competência.

Outro exemplo da diversidade são os cultos religiosos. Religiões de todos os lugares da terra estão representadas aqui, cada uma muito a vontade para expressar suas crenças e costumes. Um exemplo de diversidade e liberdade de expressão é o Speaker’s Corner, dentro do Hyde Park, um dos mais famosos parque de Londres. Neste lugar, devido a uma lei promulgada em 1872, é possível falar de tudo e sobre tudo sem “quase” nenhuma restrição. Só os excessos são contidos. Todos os domingos centenas de pessoa se reúnem ali para discutir temas polêmicos como aborto, religião, política e até futebol. As discussões são calorosas e normalmente terminam bem, mas sem ninguém convencer ninguém.

Enfim, Londres é isto, um ícone da diversidade deste mundo globalizado. Um paraíso de liberdade para quem quer viver da maneira que achar correto. Aqui não existe moda. A única moda que vale é aquela que você acabou de inventar. O que importa é se sentir bem e respeitar o cara que está do seu lado.

Peter Goldschmidt
Membro da Família Goldschmidt e consultor de turismo da Gold Trip, uma agência de viagem especializada em América Latina.
www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br
banner
Anterior
Proxima

Um comentário:

  1. ABAFA MEU SONHO DE CONSUMO, COSTUMO DIZER QUE SOU LONDRES EM PESSOA NAO SO PELA DIVERSIDADE MAS POR TUDO UM POUCO, BANDAS DE ROCK ,E ESTILO LA E U LUXOOOOOOOOOO

    BEATLES...

    AMO MUITO TUDO ISSO ....E CLARO LONDRES.,...
    MEUS ARTISTAS QUE AMAM VEM TODOS DE LONDRES ..
    como Rolling Stones, The Kinks, Pink Floyd, Queen, David Bowie, Free, T-Rex, The Who, Elvis Costello, Sex Pistols, The Clash, Billy Bragg, Fleetwood Mac, Police, The Jam .

    BJUUS

    MARCIA HAIDE...

    ResponderExcluir