quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Corpo mediunico

Todas as casas Umbandistas tem sua maneira de trabalho, suas particularidades, sua identidade. Cada um segue seu ritual, seja ele próprio, de uma federação, dos dois e etc.
Esta página destina-se mais particularmente ao corpo mediúnico da casa. Onde cada trabalhador pode consultar nosso regulamento, mensagens, trabalhos e obrigações, e demais textos. 





DEITADA DE OXALA
Dentro de um ciclo de obrigações essenciais, está a Deitada de Oxalá, sendo um cerimonial com duração de 6 horas realizado duas vezes por ano, aos domingos, dia consagrado ao Orixá da sabedoria e do amor.
Esta é uma das obrigações de maior importância para o médium que a realiza, pois é uma chance quase una de contactar uma das vibrações mais pura de nossa querida Umbanda.
Estando o médium recolhido durante essas horas e após uma preparação que é feita antes de se recolher, tem este médium a condição de elevar-se mental e espiritualmente a padrões vibratórios inimagináveis por aqueles que ainda não a fizeram ou perderam a chance não aproveitando quando estavam prestando esta homenagem ao nosso Pai Maior.
Àqueles que futuramente terão a sua chance ou mesmo àqueles que quiserem repetir este evento, lembrem-se: é o melhor momento para rogarmos ao nosso Pai Oxalá por tudo aquilo que sentimos necessidade de mudar ou fortalecer em nossos corações as mágoas, o ódio, o desejo de vingança; que fortaleça nosso amor á caridade e também ao nosso melindre diante das provações e ingratidões que possamos ter pelo nosso caminho.
No mais, rogaremos tudo aquilo que sabemos que um Pai de misericórdia nunca negaria a um filho devotado e amado.

Orestes Dolcinotti Filho
Jornal da Tenda - Ano I - n.º 02 - março/abril-
97

O material necessário:
01 Esteira
02 lençóis brancos
01 Vela de 7 Dias Branca
02 Velas de Carnaúba
02 Copos de vidro (um para vela e um para água)
01 Garrafa de água mineral 03 Rosas brancas
01 Porta incenso
01 Caixinha de incenso
01 Tigela média
01 Tigela pequena
01 Quartinha branca sem asa
01 Prato branco
01 Guia branca com firmeza
Água de mina
Toalha Branca
Roupa branca

Os alimentos usados na mesa de Oxalá e para o almoço serão divididos entre os médiuns que irão deitar e os que irão ajudar.
 


BATISMO

Temos que ter em mente que o batismo significa o recomeço, o acordar para a religião em que você se propõem a seguir e a adorar.
Sabemos que o Batismo é algo sagrado e imutável, tão sagrado que em nossa Comunidade Umbandista é reconhecido que o Batismo (na Umbanda) será o primeiro laço "real" com as entidades, é onde a pessoa será apadrinhada pelos Guias Chefes da casa onde ela escolheu.
Nossa religião além de outras coisas é composta por cerimônias e energias extraídas da natureza, e para o Batismo são usados alguns materiais que irradiam e desprendem energias aos batizandos.
Durante a cerimônia que representa o inicio á religião, recebemos as seguintes bênçãos:- Energias de proteção e de irradiação luminosa para todos os lugares que andarmos, estando protegido de todo o mal para ultrapassar as dificuldades da vida.- A proteção que será dada durante a vida pelo plano espiritual; bênçãos da prosperidade e do crescimento interior; da preservação da vida;- A Justiça Divina, a chama que acenderá no coração a proteção aos aflitos; a benção dos presentes à nova vida dentro dos princípios Cristãos da Umbanda, benção a luz interior de cada um, luz a ser desvelada para que cheguemos a Deus.- A unção, que significa as bênçãos do PAI sobre seus FILHOS. A consagração desses filhos às entidades da Umbanda e a sua distinção entre os homens. Pois a partir do batismo eles serão membros da Grande Família Universal Umbandista.- A limpeza fluídica das impurezas e a preparação do "coração" para a jornada Umbandista, tornando-nos dignos de sermos Umbandista.
Os Padrinhos "materiais" são os representantes dos Guias Chefes da casa em Terra, eles irão ajudar na doutrina desse afilhado no caminho do bem e da responsabilidade, e irão interceder em tudo o que achares errado, em troca desse carinho o afilhado pede suas Bênçãos e jura respeitar e seguir seus conselhos por toda vida.

Para Batizar ou Confirmar:
Para confecção do certificado:
Entregar 01 Xerox RG - Com o nome dos Padrinhos atrás
01 Foto 3x4
Taxa do certificado para a Federação (o valor é passado na ocasião)

Para o dia do Batismo:
01 Pano de cabeça Branco
03 Rosas Brancas
01 Vela de Batismo
01 Guia de Batismo (Porcelana: 140 pedras vermelhas, 06 pedras verdes 01 pedra amarela e 1 firma vermelha) 
 Site Map 

Hierarquia e Funções
NOSSA ORGANIZAÇÃO

 
A hierarquia da Tupã Óca do Caboclo Tabajara é composta por:

C.C.T.: Comandante Chefe de Terreiro (Dirigente Espiritual) Morubixaba / Babalaô: é quem tem sob a sua responsabilidade a disciplina, a moral, o aprimoramento de seu terreiro.

Cambone Chefe (Usam a Letra CC): Pessoa de confiança do CCT, destinada a cuidar dos Orixás do mesmo, estando presente na realização de seus trabalhos. Zela pelos materiais da tenda e orienta os demais cambones.

S.C.C.T.: Sub Comandante Chefe de Terreiro - Abaréguaçu: São aqueles que, tendo passado por diversos graus, estão aptos a assumir a chefia do terreiro, possuindo as mesmas responsabilidades do CCT.

Ogans: são responsáveis pela parte harmônica da sessão, sendo peças fundamentais para a segurança dos trabalhos. São responsáveis pela chegada, subida e trabalhos dos Orixás e a firmeza do terreiro. Juntamente com os Ogans, está o (a) Curimba, pessoa encarregada de entoar os cânticos corretos, com altura e cadência harmoniosa, desde a abertura dos trabalhos até o encerramento.

C.T. : Chefe Terreiro - Abaré: são aqueles que irão receber sua primeira consagração de terreiro, assumindo um compromisso de fé com o CCT, alguns no caso estão  aptos a dar consultas e ajudar o corpo mediúnico nas horas de descarregos e trabalhos em geral.

S.C.T. : Sub Chefe de Terreiro – Abaré Mirim: são aqueles que já estão dando passes para que a incorporação de seus guias seja mais aperfeiçoada, e estão em preparo para as consultas.

T.: Terreiro – boja-guaçu: são aqueles que, tendo mediunidade, ingressam nas fileiras dos filhos espirituais do terreiro e já iniciam seu desenvolvimento espiritual.
I: Iniciantes – Boja-mirim: são os que iniciam na religião ou dentro de uma casa e começam a aprender os procedimentos, começam os estudos e iniciam na ajuda do corpo mediúnico.

Fiscais: são aqueles que zelam pelo bom andamento do terreiro, pelos materiais e pelos Orixás, organizando consultas, descarregos e passes. Os fiscais poderão ser divididos entre fiscais de assistência e fiscais de terreiro.
Por seguirmos esta hierarquia, devemos respeitar sem distinção todos os graus da organização.

RESPONSABILIDADES DAS LETRAS HIERÁRQUICAS


As letras de graduação trazem aos médiuns responsabilidades, algumas das quais relacionadas abaixo:

Mães e Pais Pequenos: sendo estes um Sub comandante, o próprio nome esclarece que ele é um substituto imediato do babalorixá. Portanto fica bem claro que ele deve ter sobre suas costas as mesmas responsabilidades que o babalaô tem; são elas:
- o cuidado para com os médiuns do terreiro (orientação, desenvolvimento)
- firmeza do terreiro
- direção de trabalhos especiais (giras de desenvolvimento, deitadas, entregas de obrigações do terreiro)
- essencial serem eles os terminais de fofocas (nos casos de pequenos problemas surgidos no terreiro, tem por obrigação envolver-se buscando a resolução do mesmo).

Abaré-guaçú: como Médiuns coroados, suas obrigações também se fazem grandes. São elas:
- organização de visitas aos médiuns com problemas de doenças ou afastamento sem justificativa óbvia (às vezes um problemas espiritual pode afastar um irmão que não sabe pelo que está passando. Lembremo-nos sempre que são nos momentos difíceis que necessitamos do auxílio de nossos irmãos).
- presença indispensável em giras de desenvolvimento.

Abaré: Estar presente principalmente nas giras de trabalho devido sua obrigação com as consultas.
- Estar presente nas giras de desenvolvimento
- Tratar dos materiais para consultas de seus Orixás bem como facilitar e ajudar nos materiais que foram passados para efetuar os trabalhos para seus consulentes.

Abaré-Mirim: Sua primeira obrigação se faz em mirar-se nas responsabilidades depositadas nas mãos dos S.C.C.T. e C.T. (aprender sempre com os erros e acertos de seus superiores).
- incentivar o estudo da Umbanda e sua mediunidade buscando sempre indagar ao CCT e SCCT suas dúvidas e problemas surgidos em sua mediunidade.
- Cambonar com carinho e dedicação os médiuns de consultas (é ouvindo que aprendemos).

Boja-guaçú e boja-mirim: Este são iniciantes e como tal tem a missão mais bonita e louvável de todas as letras. Sua obrigação é amar e respeitar as leis de Umbanda para que sua mediunidade seja usada em futuro próximo como um canal límpido para seus Orixás.

Para aqueles que acham que subir de letra é dar um passo à frente no terreiro, ou receber seus Orixás antes dos outros, ou ainda vangloriar-se diante de seus irmãos, sugerimos retornar à letra I. e iniciar de novo sua caminhada, pois esse já entrou no caminho errado para encontrar sua felicidade e sua missão




1) O médium tem que estar inteiramente disposto à pratica da caridade.

2) O médium se compromete a pagar sua mensalidade no valor e dia estipulado pelos dirigentes, a colaboração com a casa dos materiais utilizados para limpeza e firmezas do Terreiro. Na inadimplência dos mesmos terá ciência que estará sujeito a não poder fazer parte da gira. O pagamento do primeiro mês é feito no ato da entrada.

3) O médium se compromete no tempo de três meses providenciar seu uniforme de acordo com o conjunto do terreiro, nesse período é obrigatório estar trajado de branco e de preferência com a camiseta do Terreiro.

4) Nossos trabalhos serão destinados 100% para caridade, ficando proibido qualquer beneficio ou cobrança por qualquer tipo de trabalho espiritual dentro ou fora do terreiro, ficando desde já ciente da exclusão do grupo caso isso ocorra.

5) O médium deverá custear todos os materiais de seus guias bem como suas entregas e obrigações.

6)  Não será permitido: costumes, roupas ou utensílios de costume que o médium usa/usou em outra casa sem autorização do Guia Chefe. O uso de bebidas alcoólicas será apenas para vibração e oferendas á orixás e as autorizações para uso serão de acordo com sua letra hierárquica.

7) Todas as saudações aos Orixás, independente de pai ou mãe serão custeada por todos os membros do grupo.

8) É obrigatória a participação em todas as campanhas promovidas pela casa e a presença nos dias de estudos, bem como o aviso com antecedência de sua falta no dia de gira ou satisfação posterior caso não ter avisado antecipadamente.

09) São proibidos assuntos popularmente dito como “fofocas” que envolvam a casa ou médiuns ou outras casas de caridade.

10) É legalmente punível oferecer bebidas alcoólicas ou drogas de qualquer natureza (cigarros, charutos, etc.) á menores de 18 anos. Durante os trabalhos, caso algum médium venha a praticar tal ato, estará sujeito a suspensão ou expulsão do centro. 
Para fazer parte da T. O. do Caboclo Tabajara é primordial que se tenha AMOR á Deus, a todos os Orixás e pela Umbanda eRESPEITO aos Orixás e por todas as pessoas.

É imprescindível saber perdoar, amar seu irmão, estar disposto a ajudar e saber conviver em grupo e irmandade para fazer parte da Família Lírio Branco que junto ao seu aparelho Orestes sempre amou, respeitou e praticou a umbanda e o kardecismo com verdadeiro amor.
Leia bem e pense bem, a Umbanda é seriedade, é participação, é um compromisso.
Só faça parte se realmente amar esta religião, lembre-se que aquele que se atreve a praticar a caridade deve ter forças para suportar a ingratidão.

A DIRETORIA.




Preparação dos médiuns para o dia da Gira:
1) Evitar relação sexual neste dia;
2) Evitar comer carne vermelha;
3) Não ingerir bebida alcoólica;
4) Firmar Anjo de Guarda (vela branca de 7 dias, copo com água e orações);
5) Tomar banho de defesa;
6) Evitar brigas e discussões;
7) Vir para os trabalhos com o amor e respeito a Deus e aos Orixás.

Orações

SALVE RAINHA
Salve Rainha,
Mãe de Misericórdia,
vida e doçura esperança nossa salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia pois advogada nossa
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai Jesus bendito fruto em vosso ventre,
ó clemente,
ó piedosa
ó doce e Santa Virgem Maria.
Rogai por nós Santa mãe de Deus.
Para que sejamos sempre livre do pecado,
protegido de todos os perigos
e dignos da promessa de Cristo. Amém

AVE MARIA
Ave Maria,
cheia de graça,
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,
agora e na hora da nossa morte.
Amém.

ORAÇÃO PAI NOSSO
Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, Vem a nós o vosso reino,
Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu,
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,perdoai as nossas ofensas,
Assim como perdoamos a quem nos tem ofendido,
Não nos deixeis cair em tentação, livrai-nos do mal,
Amém.

CREDO
Creio em Deus Pai todo Poderoso, Criador do céu e da Terra
E em Jesus Cristo seu único filho, nosso Senhor
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, Nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob Pôncio Pilatos, Foi crucificado, morto e sepultado
Desceu á Mansão dos mortos, Ressuscitou ao terceiro dia, Subiu aos céus
e está sentado a direita de Deus pai todo poderoso, Donde há de vir julgar os vivos e os mortos
Creio no Espírito Santo, Na santa igreja católica,
Na comunhão dos santos, Na remissão dos pecados,
Na ressurreição da carne, Na vida eterna,
Amém.



 CAMBONE
Todos os médiuns ao iniciar na nossa religião deveriam ser cambones.
O cambone é um auxiliar. Auxilia o médium e principalmente os orixás, servem suas bebidas, comidas, charutos e etc; escreve para ele, cria um vinculo com o orixá pois passa a conhecer suas preferências, suas histórias, sua linhagem.
Ele tem a oportunidade de um crescimento religioso maior que seus irmãos de corrente , isso pelo fato de estar ao lado de entidades e assimilando trabalhos diferenciados de consulente para consulente.
O cambone deve estar sempre atento as entidades e a tudo , sempre concentrado , ser fiel e idôneo em seus repasses de diálogos , guardando para si ou até mesmo esquecendo as conversações entre consultas , porque as mesmas são sigilosas.
O cambone é uma peça fundamental dentro do terreiro , digamos assim seria a espécie de um anjo terreno do médium.
Na nossa casa temos também o(s) "Cambone(s) chefe", tendo todas as responsabilidades acima e ainda é responsável pelo bom andamento da gira e pelos demais cambones.
 
banner
Anterior
Proxima

0 comentários: