sexta-feira, 25 de março de 2011

Ô! Boi !!! - Saudação a Boiadeiros 26/03/2011 - 17:30h

No decorrer da gira, o chefe do terreiro diz:
- “Xetuá Boiadeiro!”.
O Ogã prepara a mão e a solta no couro do atabaque e canta:
Me chamam de Boiadeiro
Não sou Boiadeiro não
Eu sou laçador de gado
Boiadeiro é meu patrão
Xetruá, Xetruá, Xetruá

O corpo começa a estremecer, o coração bate mais forte e a força, coragem, determinação, sabedoria, seriedade e alegria tomam conta do mental e do emocional do médium que rapidamente gira, começando a dançar e a movimentar seu chicote, ao gritar “Ô! Boi”, a demonstrar o vigor e a força do Boiadeiro agora em terra.
O plano astral inferior estremece não se tem mais como escapar do laço do Boiadeiro que rapidamente envolve todos os seres negativos que perturba o médium e a Casa Santa.
Com amparo de Oxossi, Ogum e Iansã, o boiadeiro encaminha todos esses malfeitores ao domínio da Lei, onde serão refreados e redirecionados para cumprimento da Lei com a grande oportunidade de Evolução, demonstrando um grande trabalho de caridade e principalmente de amor ao próximo.
Os Boiadeiros são entidades que representam a natureza desbravadora, romântica, simples e persistente do homem do sertão, “o caboclo sertanejo”. São os Vaqueiros, Boiadeiros, Laçadores, Peões, Tocadores de Viola. O mestiço Brasileiro, filho de branco com índio, índio com negro e assim vai.
Sofreram preconceitos, como os “sem raça”, sem definição de sua origem. Ganhando a terra do sertão com seu trabalho e luta, mas respeitando a natureza e aprendendo, um pouco com o índio: suas ervas, plantas e curas; e um pouco do negro: seus Orixás, mirongas e feitiços; e um pouco do branco: sua religião, falam de Jesus e de Nossa Senhora com respeito e carinho.
Os boiadeiros já conviveram mais com a modernidade, com a invenção da roda, do ferro, das armas de fogo e com a prática da magia na terra, e esse ponto nos ajudam muito para diferenciarmos dos caboclos, que foram povos primitivos.
De um modo geral, os Boiadeiros usam chapéu de couro com abas largas (para proteger-lhe do sol forte), calças arregaçadas e movimenta-se muito rápido. O chicote e o laço são suas “armas espirituais”, verdadeiros Mistérios, e com eles vão quebrando as energias negativas e descarregando os médiuns, o terreiro e os consulentes. A corda é usada com sabedoria para laçar o “boi brabo”, ou para “pegar aquele que se afasta da boiada”, ou ainda usada para “derrubar o boi para abate”. Dentro do campo mediúnico, os boiadeiros fortalecem o médium, abrindo as portas para a entrada dos outros guias e tornando-se grandes protetores, como os Exus.
Dá mesma maneira que os Pretos-Velhos representam à humildade, os Boiadeiros representam à liberdade, o vigor e a determinação que existe no homem do campo e a sua necessidade de conviver com a natureza e os animais, sempre de maneira simples, mas com uma força e fé muito grande.
Salve os Boiadeiros! Xetuá!
Texto adaptado
Original de Marco Caraccio

Sábado - 26/03/2011 - 17:30 h
SAUDAÇÃO A BOIADEIROS


Tupã Óca do Caboclo Tabajara

Rua José de Assis, 44 - Vila Carrão

São Paulo - SP

Trabalhos aos sábados das 18:00 ás 22:00 h

www.caboclotabajara.com.br

contato@caboclotabajara.com.br

Siga-nos no Twitter: @caboclotabajara

Mensagens Diárias: www.caboclotabajara.blogspot.com



Caridade: Você pode não fazer tudo, mas faça tudo o que puder.

Dedicação, Amor, Estudo e Pratica da Umbanda.
banner
Anterior
Proxima

0 comentários: