Sobre a Quaresma***
Descrição da Wikipédia:
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.
Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.
A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
***A visão do Papa:
Bento XVI pensa que a Quaresma convida cada um a assumir responsabilidade na luta contra o Mal. Antes da oração do ‘Angelus’, na Praça de São Pedro, o Papa lançou a questão: “O que significa entrar na Quaresma?”
E respondeu: “Significa iniciar um tempo de particular empenho no combate espiritual que nos opõe ao Mal que está presente no Mundo, em cada um de nós e à nossa volta. Quer dizer encarar o Mal de frente e dispor-se a lutar contra os seus efeitos, sobretudo contra Satanás.”
***
A visão Umbandista:
Antigamente a igreja se mantinha de luto por quarenta dias, começando na Quarta-Feira de Cinzas. Os altares e as capelas menores eram cobertos com panos roxos. Toda atividade artística alegre cessava e, os Terreiros que funcionavam escondidos, temendo represálias por serem descobertos, cessavam suas atividades. Apesar disso e, considerando que, as atividades com os chamados Guias de Luzes com os Orixás estão paradas, valem-se disso os que trabalham nas sombras, os espíritos dos malignos, que aproveitam-se de estarem desprevenidos os homens bons para promoverem o mau. A tradição de se fechar os Templos de Umbanda quando não havia liberdade de crença, não tem razão de ser no mundo atual. Muito ao contrário, é nessa época que NÃO DEVEMOS PARAR, é nessa época em que a quimbanda maligna trabalha à vontade, que o Templo deve estar preparado para que, com o auxílio das Entidades de Luz, denunciar qualquer trabalho negativo que tenha sido feito para atrapalhar seus Filhos de Fé ou freqüentadores. Atualmente, interromper os trabalhos do Templo na Quaresma é descabido, é ingenuidade, é desconhecer que os inimigos trabalham nas trevas e que, se não temos o Preto-Velho, o Caboclo ou qualquer entidade que possam nos avisar do mau feito, estaremos desprotegidos, descobertos, ou seja, nas mãos dos inimigos. Portanto vamos abrir nossos Templos de Umbanda na Quaresma e cuidar com amor de todos nossos irmãos e cabe a nós não esquecendo de nos cuidar fora do Terreiro com banhos de ervas, orações e mantendo nosso Anjo de Guarda sempre aceso.
* Vale lembrar que o Umbandista é espiritualista, sabe muito bem que Jesus não morreu e ressuscitou o corpo e sim que o espírito dele é eterno, que ele vive, e que desceu a esta Terra para ensinar, dar exemplos a seus irmãos e que não há a necessidade de "sofrer 40 dias", chorar na sexta feira santa e comemorar no sábado de aleluia a ressurreição. Se tivermos que fazer algo durante a quaresma não é sofrer, baixar a vibração e sim refletir em tudo que Jesus quis nos ensinar basta usarmos os 40 dias para nos tornarmos pessoas melhores.
T. O. Caboclo Tabajara e Caboclo 7 Ondas.
Quaresma
Em
Assuntos Diversos
on 14:31:00
0 comentários: