quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Minha querida Oxum


Hoje vou falar de OXUM, divindade das águas doces, padroeira da gestação e da fecundidade, protege também as crianças pequenas até que comecem a falar. Orixá do amor, da prosperidade e da beleza, é a mãe de Logunedé, orixá menino (do Candomblé).

Cultuada como a Senhora do Ouro, soluciona problemas de amor e das finanças. Sua manifestação arquetípica é nas cachoeiras, rios e córregos.
Em Oxum, os fiéis também buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões e na vida financeira, tanto que muitas vezes é chamada de Senhora do Ouro.
As pessoas de Oxum, principalmente as mulheres, são vaidosas, elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas, tudo que se relaciona com a beleza. Gostam de chamar a atenção do sexo oposto. São boas donas de casa e companheiras, despertam ciúmes nas mulheres e se envolvem em intrigas. São destemidas diante das dificuldades.
Desde muito cedo descobri ser de Oxum o que me deu muita alegria e uma certa apreensão. Logo de cara descobri o que significava: precisava cuidar das pessoas. Optei pela forma que conhecia, embora soubesse que poderia ser através do culto religioso afro.
Não tenho muito talento disciplinar para seguir doutrinas, embora considere necessária a existência delas para organizar a fé, pelo menos até o momento.
Mas os Orixás em nossas cabeças traduzem algumas informações sobre as nossas escolhas por aqui, como por exemplo, Xangô faz você ser interessado pela justiça, Oxosse traz uma alegria natural pelas festas e celebrações, Yemanjá traduz uma vontade grande de ter uma família, Ogum faz você trabalhar com muito afinco, Yansã busca sempre a verdade e não admite discriminações, Obaluaê envolve você na cura. Ter essas influências é já ter o arquétipo desses comportamentos. É como se fosse uma identidade.
Orá iiê Oxum,
Salve dourada senhora da pele de ouro, benditas são suas águas, e essas mesmas águas lavam meu ser, e me livram do mal.
Oxum, Divina Rainha, bela orixá,venha a mim caminhando na Lua cheia.
Traga mãe, em suas mãos, os lírios do amor e da paz.
Torne-me doce, sedutora, suave, como és.
Mamãe Oxum, me proteja, orixá.
Que o amor seja constante em minha vida.
Que eu possa amar a tudo que existe.
Me proteja contra as mandigas e feitiçarias.
Dê a mim o néctar da sua doçura.
E que eu consiga (faça o pedido).
Mãe de ouro, da beleza e do amor, senhora do mais puro Axé, valha-me hoje e sempre.
Vera Ghimel
banner
Anterior
Proxima

0 comentários: