quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A cura na Umbanda

Resultado de imagem para cura espiritual

A cura na Umbanda é mais ligada à compreensão do ser humano, ao respeito pelo mundo que nos rodeia e a influência das energias que atuam sobre o individuo. Sua finalidade não abrange somente a cura do corpo físico, mas, sobretudo a cura da alma. Essas práticas são um processo manipulativo de energias, que envolvem a relação dos homens entre si e a relação destes com o mundo dos espíritos, que pretendem atingir determinados objetivos, benéficos para todos aqueles que procuram a umbanda para auxiliar em problemáticas terrenas e espirituais.
O passe é uma transfusão de fluidos de um ser para outro. Emmanuel o define como uma "transfusão de energias fisio-psíquicas". Beneficia a quem o recebe, porque oferece novo contingente de fluidos já existentes. Emmanuel o considera "equilibrante ideal da mente, apoio eficaz de todos os tratamentos" e compara sua ação a do antibiótico e à assepsia, que servem ao corpo, frustrando instalação de doenças
São procedimentos que visam curar o espírito e, indiretamente, o corpo. Os espíritas acreditam que o corpo físico está associado ao períspirito - espécie de aura formada por elementos químicos desconhecidos que só existem no plano espiritual. As doenças seriam reflexos de alterações perispirituais, causadas por desequilíbrios morais. Ou seja, para curá-las, cura-se o períspirito. Para tanto, um médium encarna o espírito de um médico e assume o tratamento. 
Uma das formas de utilização das ervas na Umbanda, são na forma de banho. Os banhos de descarrego são usados para eliminar vibrações negativas, limpando o períspirito de miasmas negativos, magia negativa ou mesmo da influência de obsessores. Os banhos de fixação, para adquirir vibrações positivas, vitalizando os chacras do médium de energia positiva para fortalecimento dos processos mediúnicos ou de ligação do espírito encarnado com seus guias e entidades atuantes
Em geral as ervas são indicadas por caboclos ( espíritos indígenas) ou pretos velhos (espíritos em maioria de ex escravos) grandes conhecedores das ervas e seus benefícios.
Por ser o grande policial do astral, o cumpridor da lei, por ser amoral, e usar um tridente na mão exus é tido como o diabo, mas como diz um dito umbandista “sem exus nada se faz”, pois é ele quem faz a segurança de todo e qualquer trabalho.

Fonte: Slideshare.net/douglasportella18
banner
Anterior
Proxima

0 comentários: